segunda-feira, 26 de outubro de 2015

II Seminário Cineclubismos, Cinema e Educação

Segundo Carolinne Vieira, uma das organizadoras do evento, o encontro vai discutir estratégias de efetivação da lei 13.006, sancionada em junho do ano passado, que discorre sobre a presença obrigatória de filmes de produção nacional no currículo escolar. “Vamos fazer uma discussão em cima dessa lei com o objetivo de aprimorá-la e aplicá-la de uma forma mais consistente na rede de ensino no Brasil”, revela..

Em Fortaleza, a cultura cineclubista ganhou força desde que a Vila das Artes começou a promover, há dez anos, o curso Pontos de Corte, voltado para a formação de agentes culturais e exibidores independentes. Inúmeros grupos passaram a atuar a partir dessa experiência e hoje, de acordo com Carolinne, existem cerca de 100 cineclubes em todo o Estado.

“Diferentemente do cinema comercial, o cineclube tem um audiência diversificada que vai do intelectual ao morador de rua. Há uma abertura. É um espaço do público”, explica Alex. Em 2015, o Cine Molotov está realizando um projeto de exibição de dez documentários sobre o golpe militar no Brasil.
O Seminário ainda deve abrir espaço para a discussão sobre as políticas de incentivo à exibição audiovisual no interior do Estado. Segundo Carolinne, a situação para além das capitais é ainda mais precária. “Queremos ter cada vez mais uma cena de apoio, fomento e formação continuada, para criar espaços de visibilidade para obras não comerciais. É preciso que o governo e a autoridade reconheçam que há esse interesse no Ceará”.
O Seminário contará com a participação de cineclubistas e pesquisadores em cinema e educação, como Adriana Fresquet, do Rio de Janeiro, Marialva Monteira, da Bahia, e Gizely Cesconeto, de Santa Catarina. O evento terá transmissão virtual ao vivo a partir do link:
https://goo.gl/36HG81
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2015/10/19/noticiasjornalvidaearte,3520755/ii-seminario-cineclubismos-cinema-e-educacao-tem-inicio-hoje.shtml
Circuito MOSTRA CÁ QUE EU MOSTRO LÁ, com uma seleção de filmes cearenses que serão exibidos a partir do dia 19/10/15 até o dia 23/10/15, sempre com a presença dos realizadores para debate.

A maior intenção desse circuito é o de promover, de forma independente, uma rede de intercâmbio de filmes a partir de conexões entre estados brasileiros. Esse circuito, que teve início em uma turma formada pelo Cine Mais Cultura no Ceará há pouco mais de 5 anos, já contou com 3 edições, conectando realizadores do Maranhão, do Piauí e Rio Grande do Norte com o Ceará, além de também ter promovido a exibição itinerante de importantes festivais locais, a exemplo do For Rainbow.

 Na ocasião do seminário que estamos organizando, queremos retomar esse circuito inaugurando uma série de novos circuitos independentes de difusão para nossas redes cineclubistas no ceará e em outros estados brasileiros.
Isso significa que lançaremos todos os filmes dessa edição em circuito nacional de difusão para cineclubes de todo o Brasil, bastando o preenchimento de ficha de inscrição que estará disponível a partir do dia 23/10/15, sexta-feira, dia do encerramento do II Seminário Cineclubismos, Cinema e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário