quinta-feira, 30 de julho de 2015

CINE CLUBES LIVRES



De julho até agosto tem início uma maratona de 108 sessões da Mostra do Filme Livre em Cineclubes de todo o Brasil.

Desde 2003 diversos Cineclubes começam a se multiplicar ao redor do país e abrir espaço para novos realizadores exibirem seus trabalhos de curtas, médias e longas metragens que foram gravados em câmeras digitais, finalizados em computadores com softwares de edição baixados pela internet gratuitamente e fundidos com milhões de pensamentos querendo se transformar em cinema. Esses filmes pluralizam visões sobre um Brasil desconhecido do imaginário midiático. Uma onda que foi crescendo, e inundando todo país que só contava histórias sobre a perspectiva da classe média alta do Rio de Janeiro e São Paulo.

Dentro desse contexto as Mostras e Festivais de cinema tem grande importância para abastecer as programações dos Cineclubes com filmes inéditos de novos realizadores, além de clássicos do cinema brasileiro que são novamente valorizados pela crítica e curadoria do século 21.

Sempre em sintonia com a vanguarda digital a MFL ampliou sua parceria com o cineclubismo brasileiro através da ação Cineclubes Livres. Esse ano foram distribuídos 100 DVDs para 100 cineclubes que poderão exibir os curtas premiados pela curadoria de 2015 Pequeno objeto A (Daniel Abib, 2014), Vailamideus (Ticiana Augusto Lima, 2014), Time gap (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting), E (Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti & Miguel Antunes Ramo, 2013), De profundis (Isabela Cribari, 2014), Vistos em volta (Thiago Zamprogno, 2014), os curtas livres Efeito Casimiro (Clarice Saliby, 2013, 15min), Tigre (João Borges, 2013), Carros carros carros (Fernanda Almeida, 2014), O que se memora (Caio Dornelas & Ernesto Rodrigues, 2014), O Babado da Toinha (Julia Aguiar, André de Oliveira & Cauê Rocha, 2014), Ela (Nivaldo Vasconcelos, 2014), Achados e perdidos (Camila Lamha, Guilherme Ferraz & Luisa Mello, 2014), Geru (Fábio Baldo & Tico Dias, 2014). e a sessão em homenagem a Maurice Capovilla com o filme O profeta da fome (Maurice Capovilla, 1970).

Confira no site da Mostra a programação completa da Cineclubes Livres com nome, data, horário, local e endereço das sessões que acontecerão em 78 cidades de 25 estados brasileiros.

Saiba mais em http://mostradofilmelivre.com/15/prog_cines.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário