domingo, 26 de junho de 2011

Vitrine Cultural Marisol chega a Pacatuba

A 2ª edição do Projeto Vitrine Cultural Marisol chega nesta sexta-feira (24) ao Ceará, onde percorrerá três cidades da Grande Fortaleza exibindo gratuitamente filmes nacionais de sucesso a estudantes de escolas públicas e à comunidade. Guaiúba (24 e 25), Pacatuba (27 a 29) e Maracanaú (30 de junho a 02 de julho) estão no roteiro.
Nas sessões, os espectadores assistirão a grandes sucessos nacionais como O Menino da Porteira, Castelo Rá-Tim-Bum e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, entre outros.
Na estrada desde 16 de maio, o Vitrine Cultural Marisol fará ao todo 140 sessões em 12 cidades gaúchas, catarinenses e cearenses, exibindo filmes brasileiros de qualidade voltados ao público infanto-juvenil e à comunidade em geral. Na tela, os espectadores assistirão desde temas mágicos até outros bem realistas.
O roteiro começou no Rio Grande do Sul e terminará no Ceará. O projeto pretende aproximar a Sétima Arte das comunidades que freqüentemente não podem ir ao cinema, seja pelo preço dos ingressos ou porque não há sala de cinema em sua cidade. São esperadas ao todo 4,2 mil pessoas.
Ao entrar no caminhão-cinema, os espectadores terão todo o conforto de um cinema: climatização, 30 poltronas (mais dois lugares para portadores de necessidades especiais), tela de 120 polegadas, iluminação especial e isolamento acústico.
Os espectadores poderão acompanhar em "Castelo Rá-Tim-Bum" a saga de Nino, um garoto com 300 anos de idade, em sua tentativa de escrever um livro e acabando precisar salvar seus tios. Já em "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias", ambientado no Brasil de 1970, o garoto Mauro é separado dos pais e acaba vivendo numa “estranha” e divertida comunidade – uma história é de superação e solidariedade. Os espectadores vão até os anos 50 para ver a famosa história de "O Menino da Porteira", em que o peão Diogo (Daniel) torna-se amigo de um garoto que sonha em ser boiadeiro. Já o período da adolescência estará no filme "As Melhores Coisas do Mundo", numa história que mistura guitarra, amor, escola, separação de pais e muita diversão.
Ídolos nacionais estarão em cartaz. Sergio Mamberti, Marieta Severo, o cantor Daniel, Paulo Vilhena, Denise Fraga e Fiuk são alguns deles. Os filmes têm diferentes classificações etárias (livre, 10, 12 e 14 anos).
O Vitrine Cultural Marisol conta com a produção da Magma Cultura, do produtor cultural Jefferson Bevilacqua. A Magma Cultura produz e executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil. O Vitrine Cultural Marisol faz parte do projeto Gira Brasil 2011, aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios envolvidos.
O projeto conta com parcerias com as prefeituras, fundações e secretarias municipais. Quem quiser assistir aos filmes, deve contatar a entidade e agendar previamente o horário. Depois, é só comprar a pipoca!

SERVIÇO

Pacatuba - 27 a 29 de junho
Local: Rua Getúlio Vargas com Major Crisanto de Almeida, em frente à paróquia, ao lado da praça Capitão Henrique da Justa (Praça da Fonte). Próximo ao Teatro Municipal.
27/06: 10h, 13h30, 15h30 e 19h30.
28/06: 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h30.
29/06: 8h, 10h, 13h30 e 15h30.
Informações: Secretaria de Cultura - (85) 3345-2317 e 3345-2300 (Gheysa)


quinta-feira, 16 de junho de 2011

FOR RAINBOW - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual



O FOR RAINBOW - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual está consolidado como um dos mais importantes do Brasil, relacionado a esta temática e com acesso gratuito em todos os seus espaços.

Nas quatro edições o FOR RAINBOW atraiu um público médio diário de mil pessoas, percorreu vários municípios cearenses, inaugurou sua itinerância nacional em Porto Alegre, João Pessoa e Santos. Capacitou duzentas pessoas e produziu dez vídeos com a temática da diversidade sexual, utilizados para ações educativas de respeito à diversidade sexual.

O Ceará tem um histórico permanente de práticas discriminatórias e de violência contra as populações LGBT e o FOR RAINBOW busca interferir nessa realidade incentivando uma cultura de paz e celebrando a diversidade humana.

Na quarta edição, apesar de contar com menos recursos materiais, o FOR RAINBOW ofereceu muito mais atrações. O festival tornou-se internacional e inaugurou sua mostra competiva de longas metragem apresentando filmes, entre os quais, brasileiros ainda inéditos no Ceará. Em três mostras foram 61 filmes do Brasil e de diversas outras partes do mundo, formando um caleidoscópio audiovisual de manifestações estéticas da multidiversidade humana vivenciada em nosso planeta.

Além das mostras audiovisuais, o FOR RAINBOW apresenta espetáculos de teatro, dança, música e exposição multimídia de artes visuais. Durante o festival acontecem também várias mesas de debates, uma oficina de realização e oficina de música e a mostra educativa, com exibições seguidas de debates, em dois centros culturais da periferia de Fortaleza.

Muita diversão, tolerância e amor.

Mais Informações: http://www.forrainbow.com.br/

domingo, 12 de junho de 2011

3º Mostra Nacional de Produção Audivisual - Circuito Tela Verde

Espaço Exibidor


Podem participar do processo Salas Verdes, instituições articuladoras de Coletivos Educadores, Pontos de Cultura, cineclubes, pontos Cine Mais Cultura, instituições de ensino fundamental, médio e superior, associações comunitárias, aldeias indígenas, APAs, unidades do Sistema S, entre outros.
O espaço exibidor receberá um kit composto por um manual de organização da mostra (passo a passo), dois cartazes com as sinopses dos filmes, cinco cartazes para identificação dos espaços exibidores e DVD’s, contendo os vídeos selecionados. Os filmes apresentam tempos diferentes de duração, sendo longas, curtas e curtíssimos.
A Mostra deverá ser realizada nos meses de setembro e outubro. Cada espaço deverá organizá-la de acordo com seu público. NÃO É OBRIGATÓRIA a veiculação de todos os filmes encaminhados no kit. Cada espaço pode selecionar apenas os filmes que julgarem pertinentes com sua realidade.

Interessados entrem no site e inscrevam-se:

http://telaverde.ambientedigital.org/?page_id=115#comment-20